Institucional

DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA 

Contato: (48) 37215330 (48) 37214816 E-Mail: fit@contato.ufsc.br

Rodovia Admar Gonzaga 1346, Bloco B, Itacorubi, CEP 88034-001, Florianópolis-SC

O Departamento de Fitotecnia tem por missão promover a geração, organização, avaliação crítica e difusão do conhecimento científico e tecnológico, principalmente através da formação de recursos humanos visando o desenvolvimento agrícola e a melhoria da qualidade de vida.

O Departamento atua no Curso de Graduação em Agronomia nas áreas de Horticultura, Silvicultura, Tecnologia de Sementes, Plantas de Lavoura, Melhoramento Genético, Climatologia Agrícola e Fitossanidade. Contribui com disciplinas para os cursos de graduação de Engenharia de Alimentos e Zootecnia.

Boa parte de seus professores atuam no Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais. Os professores do Departamento também participam dos Programas de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Biotecnologia e Biologia Vegetal da UFSC e de cursos de outras instituições.

O Departamento possui laboratórios voltados para as áreas de sua atuação: Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento Genético Vegetal, Laboratório de Morfogênese e Bioquímica Vegetal, Laboratório de Fitopatologia, Laboratório de Entomologia Agrícola, Laboratório de Tecnologia de Sementes, Laboratório Integrado de Fitotecnia, Laboratório de Microscopia, Laboratório de Pesquisas em Agrobiodiversidade. Nesses laboratórios são desenvolvidas atividades didáticas para o ensino de graduação e pós-graduação, e atividades de pesquisa e extensão. O Departamento ainda possui um viveiro com coleção de bromélias e ambiente para aclimatização e propagação de várias espécies.

As linhas de pesquisa enfatizam a caracterização, a conservação e o manejo da diversidade genética vegetal domesticada (cultivada) e não domesticada. As pesquisas de campo acontecem na Estação Experimental da UFSC e em áreas sob convênios com várias instituições. Com relação a pesquisa, o Departamento possui os Núcleo de Estudos em Agrobiodiversidade (NEABio), o Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais (NPFT), Núcleo de Estudos em Recursos do Mar para a Agricultura (NERMA) e Núcleo de Estudos da Uva e do Vinho (NEUVIN). Já as atividades de extensão compreendem assessorias, consultorias, seminários  e palestras em áreas onde os professores desenvolvem pesquisas.