Institucional

DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA 

Contato: (48) 3721-5330  E-Mail: fit@contato.ufsc.br

Rodovia Admar Gonzaga 1346, Bloco B, Itacorubi, CEP 88034-001, Florianópolis-SC

Missão:

“Promover a geração, organização, avaliação crítica e difusão do conhecimento científico e tecnológico, principalmente através da formação de recursos humanos, visando o desenvolvimento agrícola e melhoria da qualidade de vida.”

Visão:

“Ser em quatro anos um centro de referência na geração de conhecimento científico e tecnológico relativos às transformações atuais e na formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação concernentes à produção vegetal, utilização e conservação de recursos naturais no Sul do Brasil.”

O Departamento de Fitotecnia atua nos Curso de Graduação em Agronomia (em sua maioria), Engenharia de AlimentosZootecnia e Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande parte de seus professores atuam no Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais, Pós-graduação em Agroecossistemas, Biotecnologia e Biologia Vegetal da UFSC e de cursos de outras instituições.

O Departamento possui laboratórios voltados para as áreas de sua atuação. No CCA temos: Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento Genético Vegetal, Laboratório de Morfogênese e Bioquímica Vegetal, Laboratório de Fitopatologia, Laboratório de Entomologia, Laboratório de Sementes, Laboratório Integrado da Fitotecnia, Laboratório de Plantas de Lavoura, Laboratório de Pesquisas em Agrobiodiversidade e Laboratório de Fitossanidade. Na Fazenda da Ressacada: Laboratório de Ecologia Aplicada, Laboratório de Olericultura e Laboratório de Ecologia e Manejo Florestal. Nesses laboratórios são desenvolvidas atividades didáticas para o ensino de graduação e pós-graduação, e atividades de pesquisa e extensão. O Departamento ainda possui um viveiro com coleção de bromélias e ambiente para aclimatação e propagação de várias espécies.

As linhas de pesquisa enfatizam a caracterização, a conservação e o manejo da diversidade genética vegetal domesticada (cultivada) e não domesticada. As pesquisas de campo acontecem, em sua maioria, na Fazenda da Ressacada, em áreas específicas no CCA, além de áreas sob convênios com várias instituições. Com relação a pesquisa, o Departamento possui Núcleos de Pesquisa: de Estudos em Agrobiodiversidade (NEABio), de Pesquisas em Florestas Tropicais (NPFT), de Estudos em Recursos do Mar para a Agricultura (NERMA), de Estudos da Uva e do Vinho (NEUVIN) e de Pesquisa em Desenvolvimento Vegetal. Já as atividades de extensão compreendem assessorias, consultorias, seminários  e palestras em áreas onde os professores desenvolvem pesquisas.